-
Arquitetos: Franz&Sue
- Área: 14960 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Kurt Kuball
-
Fabricantes: Alfred Trepka, Ederer WKSB, Flügel & Klement, HB Fliesen, Heinrich Renner, Höhnel Beschichtungstechnik, Ing. Hans Drascher Ges.m.b.H., KAEFER Isoliertechnik, Leyrer+Graf, Mrazek GmbH, Ortner GmbH, Pittel+Brausewetter, Schinnerl Metallbau, Schmied&Fellmann, Swietelsky
Descrição enviada pela equipe de projeto. O IST Austria Campus, perto de Klosterneuburg, irá acomodar um novo centro internacional de educação e pesquisa. Respondemos à tarefa arquitetônica de alta complexidade para o prédio do laboratório de química com um desenho claro e reduzido que sintetiza as diversas formas de construção no local e cria um novo centro com caráter urbano.
O terreno da cafeteria vizinha, já existente, nossa biblioteca com terraço e o novo prédio de química crescem juntos em um todo coerente. Ao contrário dos componentes de pequena escala, optamos por uma estrutura de suporte que sintetiza as arquiteturas circundantes. O edifício escalonado segue a elevação da paisagem. A biblioteca e a faculdade, com seu amplo terraço saliente, formam um espaço público atraente. Enquadrado em três lados, este lugar de encontros assume um caráter urbano e torna-se a identidade do conjunto completo.
Todo o complexo de edifícios pode ser acessado vertical e horizontalmente através do “edifício terraço” de conexão. A diferença de altura de 13 metros entre a praça superior e inferior é superada com escadas onde alunos, professores e funcionários podem sentar, estudar e conversar. O elevador no foyer garante uma circulação sem barreiras.
A biblioteca e a faculdade abrangem três andares com galerias, vistas diversas e amplas faixas de janelas, que se unem em um continuum amigável e amplo para aprendizado e leitura. O foyer central na junção da biblioteca e do prédio do laboratório serve como a encruzilhada entre teoria e práxis. Os andares individuais se abrem para terraços que formam uma conexão atraente com a área externa, oferecendo vistas deslumbrantes para a paisagem circundante dos bosques de Viena.
Nossa resposta ao complexo programa arquitetônico, com seus numerosos laboratórios de pesquisa e requisitos técnicos e detalhamento altamente complicados, foi a mais simples solução espacial possível. O projeto do laboratório de química é extremamente simples e funcional. O cliente desejava espaços que pudessem ser usados de forma flexível. Assim, todos os laboratórios são dispostos uns sobre os outros nos andares um ao três, o que permite uma instalação clara de cabos para essas áreas de alta tecnologia. Orientados ao norte, os laboratórios estão protegidos da luz solar direta e dialogarão com os edifícios vizinhos nas futuras fases de construção.